Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

O VIVER HUMANO E SUAS POSSIBILIDADES

O VIVER HUMANO  E SUAS POSSIBILIDADES    


Escrever  meus sentipensamentos tem sido o jeito  encontrado para viver melhor. Ao escrever,  exponho reflexões  galgadas na caminhada.  Descobri o prazer dos versos poéticos e talvez isso  esteja  me distanciado dos textos em prosa.
       Hoje quero  compartilhar  uma reflexão expressa na mesclagem  entre prosa e poesia. Trata-se de uma reflexão  pessoal  por meio da  qual espero contribuir para  o meu próprio  crescimento e outros leitores  que queiram mergulhar nessa leitura. Ensaio  abaixo alguns  sentipensamentos
       Viver é  um contínuo de possibilidades  intangíveis.A previsibilidade humana neste caso  é  apenas  uma tentativa de antever-se ao inesperado. Contudo,  nesse contínuo é  possível influenciar e contagiar o bem ou o contrário. No devir humano é  inexorável afetar e/ou ser afetado.
       Vivendo, é  sempre possível influenciar ou contagiar o bem ou o mal,  o afeto ou desafeto.
       Vivendo,  é  possível ser como a leveza pacificadora do vento suave ou como a ventania da tempestade que amendrontadora.
       Vivendo, é  possível  ser como o canto do pássaro que alegra e inspira liberdade ou como o zumbido de um  mosquito que perturba o sono.
        Vivendo,  é  possível  ser  como a brisa do mar que acalma  a alma  ou como as suas ondas fortes  assustadoras.
        Vivendo,  é possível ser leve ou pesado; inspirar a paz ou desencadear a guerra.
        Vivendo,  é possível  agir com sabedoria e prudência  ou com histerismo e insensatez.
        Viver é  um contínuo de possibilidades intangíveis e dentre as várias  probabilidades da vida diária  desejo ser o melhor que seja possível.
        Não  quero ser pesado frente ao cansaço de meu próximo. Quero ser força  quando  alguém  ao meu lado  estiver fraco.
        Não  quero  ser veneno que dissemina  morte.Quero  ser antídoto que reabilita a vida.
        Não  quero ser causa das dores alheias nem das minhas. Quero ser alívio para quem estiver dolorido.
        Não  quero ser a causa de um rosto cabisbaixo.Quero promover espontaneamente um sorriso estampado.
        Em meio às  inúmeras  possibilidades,  não  quero ser um humano superstar supostamente  perfeito. Quero apenas  ser o humano que sou nos meus limites  e potencialidades. E como humano, não  quero o impossível. Minha meta que inclui  todas as outras  é  viver o melhor que me seja possível.
        No conjunto  das múltiplas possibilidades  do que  eu  posso ser diariamente,  quero  relações  que façam bem, falar e fazer coisas que me sejam saudáveis. Quero  ser uma influência  positiva para as pessoas  que passem pela  minha vida.
         Em síntese,  sobre as inúmeras  possibilidades do viver humano, concluo para mim mesmo e aconselho a todos os que posso: vivamos  o melhor que  nos seja possível.

Professor  José  Edilmar de Sousa.
Fortaleza, 27 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário