Arquivo do blog

sábado, 2 de abril de 2011

PASSADO, PRESENTE E FUTURO: uma encruzilhada


PASSADO, PRESENTE E FUTURO: uma encruzilhada
Nossa vida é cheia de idealizações. A cada dia, a cada instante estamos em querendo repetir um passado feliz ou esquecer outro tiste. Noutro momento estamos em um presente ardoroso, almejando um futuro melhor, ou num presente de gozo querendo que o futuro não o destrua. O certo é que nosso presente parece sempre está diante de uma encruzilhada em que ou queremos reviver o passado ou adiantar o futuro desejado.
Para nossa frustração ou alívio nosso passado não pode ser revivido. É bem certo que podemos relembrà-lo, celebrá-lo ou desejar esquecê-lo, mas nunca mais será possível vivê-lo novamente. Pode ser que alguém  insista em que podemos viver eventos ou situações semelhantes. Sim, semelhantes, mas jamais viveremos novamente os bons ou os maus momentos de ontém.
Essa afirmação me parece libertadora. Porque se estamos sendo afligidos pelo nosso passado doloroso não temamos. Não o viveremos mais. Estamos no presente e é este que precisamos e podemos viver intensamente, porque há um minuto ele já se foi. Ele é muito rápido, mas é concreto. Não é um passado que não pode mais ser alcançado, nem um futuro que ainda não chegou e nem sabemos acertadamente como será.
Se nos libertamos do passado, o futuro parece muitas vezes se apresentar como outro afligidor, porque não temos certeza como dois mais dois são quatro  sobre como ele será.
Novamente, para a nossa frustração ou alívio o futuro não pode ser vivido porque ainda não chegou e por essa incerteza. Nesse instante alguém pode me questionar: mas o nosso futuro depende muito de como vivemos nosso presente?!
É verdade, se não podemos viver o passado nem o futuro por n motivos.O mesmo nao podemos dizer a respeito do presente. Ele é real, concreto e “paupavel”, estamos nele, tem a ver de fato  com quem somos agora.
 É nesse sentido que o famoso discurso de Jesus conhecido como o sermão do monte pode nos ajudar a pensar melhor a condução de nossas vidas, no dia de hoje, agora, no presente, o único em que concreta e realmente podemos fazer alguma coisa para modificccá-lo ou preservá-lo. Minha intenção é que o texto do sermão do monte escrito por Mateus , possa ser uma fonte frutuosa para reflexões sobre a vida. Refletirei e postarei brevemente minhas reflexões aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário