Arquivo do blog

domingo, 27 de março de 2016

A ressurreição de Jesus e a renovação da esperança

A RESSURREIÇÃO DE JESUS E A RENOVACÃO DA ESPERANÇA
Não sou muito adepto  a datas comemorativas devido ao grande enfoque comercial  que é dado. Contudo, a morte e ressurreição de Jesus sempre me convidam à reflexão e renovam minhas esperanças.
O que significa a morte de Jesus e a sua ressurreição ao terceiro dia?
Nos vários trechos biblicos que narram esses eventos podemos aprender bastante.
A morte significou para muitos dos discípulos uma decepção,  sinal de fim e de derrota porque o Grande Mestre havia definhado. Ele não aceitara a proposta de Pedro de matar os soldados com a espada. Nem se utilizou da proteção de anjos que podia contar.  Mas a morte só causara aquele sentimento de profunda tristeza porque estavam cegos e ainda não haviam conseguido enxergar o propósito do Mestre por vezes anunciado. Não haveria tristeza tamanha se vislumbrassem o milagre da ressurreição.
Os discípulos no caminho de Emaús estavam atemorizados que não conseguiram reconhecer Jesus caminhando com eles. Mas a atenção e escuta sensível do Mestre aos poucos fez com que percebessem a luz. Aluz era perceber que o Medtte até então morto de forma decepcionante estava vivo entre eles. Diante de tão maravilhosa visão eles só podiam deleitar-se e na saída dizer: Fica Senhor, já se faz tarde. Ora a esperança agora havia ressurgido em seus corações.
Maria Madalena,  a primeira a ser informada do grande milagre, foi ao sepulcro para cuidar do túmulo e é surpreendida com a ausência do corpo de Jesus. Sem também se dá conta do milagre,  ela fica indignada porque haviam talvez roubado o corpo do Mestre e não se dá conta de que estava cobrando isso do próprio Mestre à sua frente com sua voz suave dizendo que estava vivo. A morte não havia sido mais forte. A percepção da luz,  ou seja,  de Jesus ressureto, inunda o coração de Maria ao ponto de ela sair divulgando entusiasta a notícia aos outros discípulos.
O evangelho de João narra uma situação em que os discípulos estavam arrasados e trancados com medo do que os romanos poderiam lhe fazer,  uma vez que eram seguidores de Jesus. Sua paz estava abalada,  suas esperanças paralisadas porque só conseguiam ver a cruz, a perseguição, a ira dos que crucificaram Jesus.  Mas a presença agradável do Mestre chega com a frase de alento: a paz esteja com vocês.  Naquele instante,  a percepção da luz, ou seja,  a visão de Jesus,  não os deixa apenas estupefatos, mas também cheios de esperança porque podiam compreender que a vida havia vencido a morte e era possível continuar a vida com esperança.
Poder desfrutar da presença amorosa do Mestre era o combustível de que precisavam para prosseguir.  E de fato,  a presença amorosa do Senhor da vida foi a sua maior promessa.  Foi assim que ele disse: Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos (Mt 28:19).  E esta é de fato a melhor notícia a partir da ressurreição de Jesus.  Ele está vivo e presente amorosamente entre nós.  Portanto,  podemos ter esperanças de dias melhores,  ainda que estejamos em momentos tenebrosos.  Podemos vislumbrar um amanhã melhor porque Ele vive.
Onde será o melhor lugar para encontrar o Mestre e desfrutar da sua paz? O melhor lugar será entre nós no recôndito de nossos corações, onde ele poderá ficar alimentando o sentido do nosso viver e a razão das nossas esperanças. Talvez a partir disso possamos entender porque Jeremias afirmou que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,  pois elas se renovam a cada manhã.
Em síntese,  isso é o que eu tenho aprendido a cerca da ressurreição de Jesus ao longo da minha caminhada cristã.


Um comentário:

  1. QUE FAÇAMOS SEMPRE REFLEXÕES POSITIVAS!
    QUE O AMOR DE JESUS SEJA CONSTANTE EM NOSSA VIDA!

    ResponderExcluir