Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de junho de 2016

HEY JUDE: DE UMA MÚSICA DA MEMÓRIA DE INFÂNCIA ÀS PALAVRAS PROFÉTICAS

HEY JUDE: DE UMA MÚSICA DA MEMÓRIA  DE INFÂNCIA ÀS PALAVRAS PROFÉTICAS 
Hey Jude era apenas uma canção qualquer que gostava de ouvir e cantar na infância, sem muito significado intelectivo.  Anos depois a sua escuta remete à beleza estética daquele tempo vivido com encantamento.  Tempo  este de antes que dialoga com um outro tempo do agora em que a vida vai passando meia descolorida e cinzenta e de repente aquela canção ganha outro sentido.  Sim aquela canção "sem grandes sentidos" transforma-se na voz de Deus falando a um filho para juntar os pedaços de tudo que restou e aprender a conjugar o verbo esperançar que rima com recomeçar. 
O compositor da música se transforma num profeta cujas palavras podem fazer encarnecer um vale de ossos secos. A música tema de uma novela assistida por um menino de sete anos torna-se uma conversa séria do Criador com um homem de 33 anos. E assim,  do calabouço das reminiscências nostálgicas, tal homem ouve a voz do Criador na música. Esta reflexão que ora compartilho.
Hey Jude não fique assim
Sabe a vida ainda é bela
Esqueça de tudo que aconteceu
Amanhã será um novo dia

Deus diz assim: - meu filho não fique assim. Apesar de tudo, a vida ainda tem beleza e você deve procurar percebê-la sob novos ângulos.  Tudo o que aconteceu ficará  no recôndito das reminiscências como tem sido com sua história até agora.  E amanhã?  Amanhã será um novo dia.
Hey Jude pra que chorar
Por alguém que não te ama?
Se o mundo agora te faz sofrer
Tudo vai passar você vai ver.


O homem se desmanchando em lágrimas dá-se conta de que talvez seja um desperdício mesmo o derramamento de tantas lágrimas por quem pouco lhe dá importância, por quem banaliza a sua dor. E se o mundo ou alguém te faz sofrer,  tudo vai passar. E você vai ver como já viu passar outros vendavais na sua vida. Veja como a vida é bela.  Apesar da escuridão vivida em certos momentos,  a luz do sol voltou a brilhar. Você vai ver novamente o sol brilhar,  e como o raiar do dia, a vida recomeçará. 

Muita coisa vai fazer você mudar
Não tem mais razão de ser essa tristeza
Se alguém te faz sofrer pra que lembrar?
Mas vale tentar viver de esperança

Esse turbilhão de acontecimentos irá provocar mudanças que propiciarão novos sonhos,  quem sabe aqueles tão sonhados em tua infância! Você já viveu tempos adversos que provocaram mudanças significativas. Aliás,  você é quem é hoje a partir de tudo o que viveu outrora. Não tem razão de ser essa tristeza, pois tua vida simplesmente já é uma razão para ser celebrada.
Então aquiete o coração.  Para que ficar agitando lembranças de quem nem se questiona sobre o teu sofrer? Ao invés de se entregar ao estado nostálgico,  arrisque-se a conjugar o verbo esperançar. Viver de esperança vale muito mais que chorar as lágrimas por algum ser que ameaça sutilmente te desesperançar.

Hey Jude olha pra mim
Veja o dia como está lindo
Esqueça de tudo que aconteceu
Amanhã será um novo dia


Oh! Meu filho não és tu que dizes que me contemplar é o que você mais precisa para continuar a caminhada?  Então,  olhe pra mim. Veja que estou ao seu lado não apenas para te consolar em teu sofrimento,  mas para te inspirar e celebrar o teu recomeço. Ontem desde o teu nascimento e no teu renascimento eu estive com você e hoje (agora)mesmo você percebendo-se ou se sentindo sozinho, eu estou aqui nesta letra,  nesta canção que tu arrancaste do baú das tuas reminiscências infantis. E amanhã será um.novo dia e continuarei caminhando contigo,  esperançando, recomeçando e reerguendo-te. 
Daí então,  o homem reencontrado na memória do menino de sete anos,  "engole" o choro e pára para ouvir o seu Criador na canção.  Passa um filme na tela da sua história e reconhece que viver de esperança faz mais sentido que prantear perdas recentes quando a própria vida,  já quase perdida noutro tempo, foi resgatada e pôde conhecer o amor do Criador. 
A música hey jude não é  apenas uma memória da infância,  mas também palavras proféticas,  para que o homem saia do calabouço das suas melancolias,  levante-se e prossiga a caminhadaporque mais vale tentar viver de esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário