Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de abril de 2016

       O MELHOR  DIA EM QUE É POSSÍVEL FAZER ALGO BOM

Viver é movimento. Movimento do corpo e da mente de pensar e fazer,  ações que não se separam porque os feitos humanos são frutos do seu pensamento. 

Neste movimento de pensar e fazer é propício também a ação de perguntar e perguntar-se sobre o que, por que, como e quando se pode ou se deve fazer algo bom. Movimentando essa  última pergunta em minha mente sobre QUANDO é possível fazer algo bom, cheguei à conclusão de que só um dia em que realmente é possível fazer coisas boas.
Este movimento é marcado por uma encruzilhada entre o passado, o  presente e futuro.  Sim,  certamente somos sempre alguém que já fomos ou que fizemos algo e que poderá fazer algo. Os verbos se conjulgam basicamente em três tempo de diferentes modos,  mas sempre farão referência aos três momentos da vida: passado, presente e futuro. Passeando pelas poesias do salmista,  me deparei com esta conhecida passagem bíblica:
Salmos: 118. 24. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. - Bíblia JFA Offline
Foi permitindo-me o movimento de indagar sobre qual seria o dia a que o salmista se refere que refleti sobre as suas possibilidades de respostas.  Este dia não pode ser ontem porque já  se foi e não é possível exercer nenhum controle sobre ele. Amanhã também não pode ser este dia, porque ainda não chegou e não temos como precisar os detalhes de como será.  Além disso,  quando o amanhã chegar já não será mais amanhã. Será hoje que também não se chamará mais hoje,  pois será substituído pelo ontem. 
Daí concluí que ESTE dia em que podemos fazer algo bom se chama. HOJE.  Compreender isto dar sentido à frase popular: não deixe para depois (amanhã) o que pode fazer agora ( hoje). E o que podemos fazer ou ser neste dia?
Podemos ser gratos a Deus pelo sol ou pela chuva que nos encobre,  pela vida e pelos viventes ao nosso redor. 
Podemos projetar o futuro,  ou seja, definir nossas aspirações e anseios e ver o que precisa ser feito HOJE para que possamos alcançar tais aspirações. 
Podemos decidir enfrentar os desafios impostos pela vida ao invés de acovardar-se e desistir no meio do caminho. Podemos prosseguir ao invés de estacionar. Podemos amar e ser amados. 
Podemos falar e ouvir a voz da esperança. Por falar em esperança,  podemos esperançar um mundo melhor. 
Podemos o que for possível,  o que estiver ao nosso alcance HOJE.  Mesmo que não tenhamos podido ontem ou não saibamos se poderemos amanhã, HOJE é o melhor dia para fazer algo de bom. HOJE é o único dia em que é possível exercermos algum controle sobre o que podemos fazer. 
HOJE podemos simplesmente viver.  Este é o dia e para quem crer em Jesus Cristo,  há uma  boa notícia. O autor da epístola aos Hebreus nos informa queJesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.  (Hebreus 13:8)- Bíblia JFA Offline
Não sei o que se passa HOJE em sua vida,  se tempestade ou bonança,  alegria ou tristeza,  saúde ou doença.  Mas independente de quaisquer circunstâncias,  se você está vivo,  ainda é possível fazer algo bom. Pode-se começar por esperançar. 
Prof. José Edilmar de Sousa

2 comentários:

  1. Belo texto, Professor! Traz uma ótima reflexão para espantar a "dormência" que por vezes nos faz querer simplesmente deixar o tempo passar, sem pensar na riqueza de oportunidades trazidas no HOJE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professora Ivetilde. Este texto como alguns outros é um esforço de conjugação do verbo ESPERANÇAR.

    ResponderExcluir